Uma pessoa apaixonada por filmes, assiste qualquer gênero. Claro, sempre tem aquele que mais curte e menos curte, mesmo assim, não deixa de assistir um filme de ação com um ator que gosta ou que tem uma história super bacana por causa do gênero.

Confesso que não sou muito fã de ação, mas não resisto aos filmes do Rambo ou qualquer um do Sylvester Stallone, Bruce Willis, entre outros que não me recordo no momento. Mas se tem algo que me chama atenção em um filme é a informação: baseado em fatos reais.

Poltergeist – O Fênomeno

Assistir um filme baseado na criatividade de um escritor ou de roteirista é uma coisa, mas assistir um filme que você sabe que foi inspirado na realidade, para mim é muito mais interessante. Talvez pelo fato da informação que recebemos ou pelo simples fato de saber que aquilo realmente aconteceu.

Vamos fazer uma analogia a respeito dos filmes baseados em fatos reais e dos não realizados em fatos reais, ok? Ao meu ver, os filmes ficcionais seriam como Fake News, algo criado para gerar polêmica, para chamar atenção por alguns momentos e depois ser esquecido. Diferente dos baseados em fatos reais que seriam inspirados em notícias, naquilo que é real.

A Casa de Ossos – livro de terror do mesmo autor do projeto musical “William Shakespeare Hamlet e House of Bones do Versover”

Quais tipos de filmes são baseados em fatos reais

Todo tipo de filme pode ser inspirado em fatos reais. Até mesmo as comédias que não são muito comuns, contam com uma ou outra. Se não me engano, O Golpista do Ano com Jim Carrey é baseado em fatos reais.

Filmes baseados em fatos reais compelem o telespectador a sentir algum tipo de sentimento. Por exemplo: quem não sem emocionou com “À Procura da Felicidade” com Will Smith? Com “Um Sonho Possível” com Sandra Bullock, alias, que ganhou o Oscar por sua atuação nesse filme?

À Procura da Felicidade – um filme sobre superação

Isso sem mencionar “Meu Nome é Rádio” com Cuba Gooding Jr. “Patch Adams: O amor e contagioso” com o saudoso Robin Willians. A lista é extensa e não quero me aprofundar nesses filmes, quer dizer, não agora.

Esses filmes acima inspiram aquilo que temos de melhor, nos trazem esperanças de dias melhores, nos impulsionam para seguir em frente. Assistir um filme com esse tipo de apelo, nos impulsiona a sermos mais fortes, a seguirmos em frente em busca daquilo que acreditamos.

Meu nome é Rádio – A história de um jovem com problemas mentais que se torna auxiliar de capitão de um time de futebol americano

Mas, e quando os filmes baseados em fatos reais abrem portas que jamais deveriam ser abertas? Quando nos faz pensar que o mundo não é apenas essa realidade que vivemos todos os dias… Se os filmes baseados em fatos reais acima nos despertam emoções positivas, os próximos com certeza nos farão ficar com medo daquilo que não podemos ver.

Um Sonho Possível – A bela história de uma mulher que decide adotar um jovem quase morador de rua, mudando sua vida completamente

Filmes de terror baseado em fatos reais

Mas, antes de falarmos sobre os filmes de terror baseados em fatos reais, gostaria de falar de um casal que inspirou diversas produções de Hollywood. Filmes estes que se tornaram uma franquia bilionária explorando o sobrenatural em sua essência mais aterrorizante. Provavelmente você já ouviu falar sobre Ed e Lorraine Warren.

Infelizmente, Lorraine Warren faleceu no dia 23 de Abril de 2019. Seu marido, Ed, faleceu em um dia 23 também, mas em agosto de 2006. Esse casal se tornou famoso devido às suas investigações paranormais. Provavelmente foi o trabalho deste casal que inspirou até mesmo, filmes como: Os Caça-Fantasmas.

Lorraine Warren e Ed Warren – o casal de demonologistas mais conhecidos do mundo

Edward “Ed” Warren Miney, provavelmente não dizia quando pequeno que queria ser demonólogo. A profissão veio a ele de forma natural, espontânea, como se tivesse o tempo inteiro adormecido em sua mente só aguardando o momento certo de vir à tona.

Sua esposa, Lorraine Rita Warren, era clarividente, médium de transe leve. Ambos trabalhavam juntos a procura de fenômenos paranormais que assolavam os Estados Unidos. O casal se tornou tão famoso nesse trabalho que se tornaram conferencistas e autores de livros renomados.

Museu de Relíquias Macabras dos Warrens. Detalhe, tinham isso em um porão… Depois não sabem por que os porões são aterrorizantes

Os Warren adoravam aquilo que faziam, prova disso eram os souvenires que levavam para casa depois de um caso resolvido. Esse museu do sobrenatural pode ser visto em um dos filmes da franquia “Invocação do Mal” onde o casal acompanha uma família aterrorizada por espíritos.

Os filmes de terror baseados nos casos do casal Warren

Falei sobre a franquia de “Invocação do Mal”, mas os filmes inspirados nesses dois demonologistas vão muito além do imenso sucesso blockbuster de seus últimos casos. Conheça abaixo outros filmes inspirados nos casos de Ed e Lorraine Warren.

Filmes de terror: Horror em Amityville

Jay Anson foi o escritor que se inspirou no caso do casal de demonologistas para escrever seu livro “Horror em Amityville” uma história real a respeito de uma casa demoníaca que levou um pai de família a assassinar todos seus membros. O longa foi dirigido por: Stuart Rosenberg, roteirista: Sandor Stern, inspirado no livro escrito por: Jay Anson, duração: 117m.

Amityville

Para os amantes de terror, Horror em Amityville é um dos grandes clássicos. Claro que, como todo grande sucesso, acabou ganhando um remake em 2005 e outros filmes inspirados em um dos grandes casos do casal de demonologistas.

Filmes de terror: A Casa das Almas Perdidas

Quando a família Smurl se muda para sua nova casa, acabam descobrindo que três seres malignos já a habitavam e não os queriam por lá. Dois são espíritos e o terceiro, um demônio que almeja destruir a família de qualquer jeito.

A família Smurl tentou buscar ajuda na igreja católica para realizar o exorcismo daquelas forças malignas, entretanto, a igreja se recusou, forçando a família a tomar medidas extremas para encontrarem ajuda.

A Casa das Almas Perdidas

O filme foi dirigido por Robert Mandel e foi escrito por Robert Curran e… agora pasmem: Jack Smurl, Janet Smurl e Ed e Lorraine Warren. Duração: 100m.

Filmes de terror: Evocando Espíritos

Outro filme baseado em fatos reais envolvendo espíritos e uma casa, tudo bem que desta vez, a casa escolhida é bem propicia para uma quantidade de espíritos perdidos. Sara se muda com sua família para uma casa onde funcionava uma funerária, até ai, sem problemas, o problema começa quando seu filho começa a ser atormentado pelas almas penadas do lugar.

Segundo Lorraine Warren, quando ela visitou a casa de Sara, afirmou que era possível ouvir sons de correntes. Tudo bem que correntes são muito comuns em desenhos animados, no entanto, essa assimilação deve vir de algum lugar.

Evocando Espíritos

O filme foi lançado em 2009 e teve na direção Peter Cornwell, roteirizado por Adam Simon e Tim Metcalfe. Outro detalhe é a continuação inspirada no filme lançando em 2013, Evocando Espiritos 2.

Invocação do Mal

Eis um dos maiores sucessos em termos de filmes de terror baseados em fatos reais. Invocação do Mal, outro filme baseado em um dos casos do casal de demonologista. Se tornou um sucesso tão grande que acabou se tornando uma franquia com direito a diversos spin-offs.

Quando uma família se muda para sua nova casa, coisas estranhas e inexplicáveis começam a acontecer, tais como: manchas nos corpos dos moradores, sustos aterradores, entre outras coisas.

Invocação do Mal

Isso chama atenção dos pais que, percebendo a gravidade das manifestações, chamam um casal de demonologistas para ajuda-los, entretanto, o casal não aceita devido à possibilidade de ser sons emitidos por canos ou qualquer outra coisa.

Mas depois de insistir, o casal aceita o convite e após uma visita a residência, descobrem que a família é vitima de um poderoso espirito das trevas que deseja destruir a todos, um por um. Tanto é que a força do mal acaba perseguindo a família em uma de suas tentativas de fuga.

Para os amantes de histórias de terror

O longa foi dirigido por James Wan, o diretor responsável pela maioria dos Jogos Mortais, pelo filme A Freira, Sobrenatural, Invocação do Mal 2 e por aí vai. O roteiro ficou aos cuidados de dos irmãos Hayes, Chad e Carey.

Invocação do Mal

Na minha opinião, de todos os filmes inspirados no casal de demonologistas, Ed e Lorraine Warren, sem dúvida alguma Invocação do Mal é o bem mais sucedido. Bom, a história segue a mesma trama dos demais, uma casa, um demônio e etc.

Mas, o que tornou Invocação do Mal um filme para ser recontinuado e desdobrado como está sendo? Com certeza foi devido à produção e qualidade da história. Vale lembrar que, filmes baseados em fatos reais, podem divergir um pouco da verdade e partir mais para o lado ficcional.

Outros filmes de terror inspirados em Ed e Lorraine Warren

Bom, como não quero deixar a postagem extremamente longa. Não vou me estender a respeito dos demais veios de sangue que saíram de Invocação do Mal. Entre eles: Invocação do Mal 2, Annabelle, Annabelle 2: A Criação do Mal, A Freira e em breve, a Freira 2.

Annabelle

E acredito que, essa “franquia do mal” continuará levando adeptos dos filmes de terror para o cinema, devido a qualidade e conteúdo, afinal de contas, um bom filme de terror não é feito apenas de sustos, mas também de uma história que nos pega pelo pescoço, não é verdade?

A Freira