UNIVERSOS CONFINADOS NA ESTANTE

Compartilhe agora mesmo

Abrir um livro é muito mais do que mergulhar em uma leitura. É conhecer um mundo novo através dos olhos de uma pessoa que tem outra visão, é ver imagens em formas de palavras pintadas por uma pessoa que dedicou seu tempo, para dar vida e, quem sabe, transformar algumas outras.

As vidas a serem transformadas são as nossas, pois os livros não nos trazem apenas entretenimento, nos trazem cultura e também nos ajudam a exercitar nossa mente. Para quem não sabe, existem estudos que comprovam que um cérebro em atividade corre menos riscos de algumas doenças que o possam afligir.

Dias atrás, antes de começar a ler um livro novo, fiquei olhando para sua capa e tentando imaginar o que seu título poderia me contar, fiquei encantado pela arte e, comecei a pensar que tipo de história me esperava confinada naquelas páginas. Ao abrir, senti uma sensação mágica preenchendo meu coração e meus pensamentos, ao ler o prologo, começava a minha caminhada por um mundo completamente diferente.

Alguns livros nos conquistam logo de cara, outros, demoram um pouco para conquistarem nossa atenção. Devo ser franco que já peguei alguns que me encheram de sono… Enquanto outros me deixavam completamente interessados e despertos, com aquele desejo imediato para chegar ao fim e descobrir os segredos por trás da história.

Não me lembro de ter desistido completamente de nenhum… Digo completamente pois um dia pretendo encará-lo novamente até a última página. Lembro-me dos que deixei de lado por serem leituras tediosas, no entanto, tediosa ou não, prefiro ir até o final, pois tenho aquela ideia que nossas atitudes refletem no nosso mundo real.

Um dia voltarei. Como fiz com Assim Falou Zaratustra de Nietsche. Na época que me emprestaram não consegui ler por não estar preparado para tal conteúdo, era um conhecimento que não possuía e a maioria das palavras era de difícil compreensão. Portanto, se você sente dificuldade com determinados livros e se sente incapaz de ler. Não se preocupe isso não acontece somente com você. Depois de alguns anos, me reencontrei com Assim Falou Zaratustra e nosso relacionamento não poderia ter sido melhor.

De qualquer forma, os livros possuem um magnetismo impressionante sobre mim, ali dentro não existem apenas palavras, existe muito mais do que a história, possui um pouco da alma de quem escreveu, é uma espécie de Horcrux inserida em nossa realidade. Eles guardam universos completamente novos, mundos que só poderemos conhecer se seguirmos o convite de cada um deles para iniciarmos um passeio por um mundo de encanto e entretenimento.

E na minha estante que olho com orgulho e carinho, existe uma infinidade de galáxias, cada uma com suas histórias, seus dramas e seus sentimentos e, para minha felicidade, muitos autores, consagrados ou novos, continuam nos presenteando com histórias simplesmente fantásticas e cheias de vida.

E você? Que tal sair do cyberspace um pouco e conhecer um mundo completamente diferente, que te espera ansiosamente para abrir suas páginas e se teletransportar para suas aventuras e seus dramas, pois os livros não são apenas para entreter, também não são apenas para nos ensinar, os livros são muito mais do que isso. Universos paralelos que precisamos ter a boa mania de sempre estar visitando.


Compartilhe agora mesmo

Deixe um comentário